Igreja de Nossa Senhora do Pópulo 27 de Setembro pelas 21.30H

Música Ibérica da Primeira metade do século XVI

Nova imagemO presente programa reúne alguns exemplos de composições musicais populares na península Ibérica, e particularmente em Portugal, durante um período a que correspondem os reinados de D. João II, D. Manuel I e D. João III.

A maior parte das composições por nós selecionadas conservaram-se nos cancioneiros de Elvas e de Paris, que constituem, a par com os da Biblioteca Nacional e de Belém, as fontes fundamentais para o conhecimento da canção renascentista portuguesa. Outras composições provêm de fontes espanholas como o cancioneiro da Colombina, o cancioneiro de Palacio ou os livros dos vihuelistas espanhóis. Destes merece destaque o Libro de musica de vihuela de mano intitulado El Maestro, publicado por Luys Milán em Valencia em 1536 e dedicado “al muy alto e muy poderoso e invictissimo principe don Juhan, por la gracia de Dios rey de Portugal”. Para reforçar esta dedicatória ao “reyno de Portugal, que es lo mar de la musica”, o autor inclui alguns vilancicos em português, a par de outros em castelhano e italiano e das obras puramente instrumentais que constituem o corpo principal desta importantíssima obra.

A questão da língua é um aspecto curioso a registar, já que muitas das composições identificadas de autores portugueses utilizam a língua castelhana, tal como acontece em Gil Vicente ou em Camões, por exemplo, atestando que a separação linguística de hoje não tinha a mesma expressão no século XVI.

O programa inclui ainda alguns exemplos de danças de origem europeia também comuns em Portugal, como é o caso da basse danse e do tourdion, citados em Gil Vicente. Em sentido inverso não será esquecida a folia, uma alegre e ruidosa dança popular portuguesa dos finais da Idade Média que se espalhou por toda a Europa, tendo o seu baixo servido de base, durante mais de dois séculos, a inúmeras  composições, das quais a mais conhecida é porventura a sonata La Follia de Arcangelo Corelli.