Igreja de Nossa Senhora do Pópulo 27 de Setembro pelas 21.30H
Música Ibérica da Primeira metade do século XVI
O presente programa reúne alguns exemplos de composições musicais populares na península Ibérica, e particularmente em Portugal, durante um período a que correspondem os reinados de D. João II, D. Manuel I e D. João III.
A maior parte das composições por nós selecionadas conservaram-se nos cancioneiros de Elvas e de Paris, que constituem, a par com os da Biblioteca Nacional e de Belém, as fontes fundamentais para o conhecimento da canção renascentista portuguesa. Outras composições provêm de fontes espanholas como o cancioneiro da Colombina, o cancioneiro de Palacio ou os livros dos vihuelistas espanhóis. Destes merece destaque o Libro de musica de vihuela de mano intitulado El Maestro, publicado por Luys Milán em Valencia em 1536 e dedicado “al muy alto e muy poderoso e invictissimo principe don Juhan, por la gracia de Dios rey de Portugal”. Para reforçar esta dedicatória ao “reyno de Portugal, que es lo mar de la musica”, o autor inclui alguns vilancicos em português, a par de outros em castelhano e italiano e das obras puramente instrumentais que constituem o corpo principal desta importantíssima obra.
A questão da língua é um aspecto curioso a registar, já que muitas das composições identificadas de autores portugueses utilizam a língua castelhana, tal como acontece em Gil Vicente ou em Camões, por exemplo, atestando que a separação linguística de hoje não tinha a mesma expressão no século XVI.
O programa inclui ainda alguns exemplos de danças de origem europeia também comuns em Portugal, como é o caso da basse danse e do tourdion, citados em Gil Vicente. Em sentido inverso não será esquecida a folia, uma alegre e ruidosa dança popular portuguesa dos finais da Idade Média que se espalhou por toda a Europa, tendo o seu baixo servido de base, durante mais de dois séculos, a inúmeras composições, das quais a mais conhecida é porventura a sonata La Follia de Arcangelo Corelli.
Deixe um comentário