O espólio que o Centro Hospitalar foi reunindo ao longo dos cinco séculos de existência é constituido por Pintura, Talha, Escultura, Ourivesaria, Paramentaria, Azulejo, Documentos Gráficos, Cerâmica, Mobiliário e Instrumentos Médicos e Ciêntificos.
“Muitos dos objectos conservados foram equipamento da Igreja como são exemplo o notável conjunto de paramentaria quinhentista, ou a imaginária dos séculos XVII e XVIII, a par da talha das alfaias liturgicas oferecidas por D. João V, ou ainda a extensa série dos Reis de Portugal, saborosa iconografia dos monarcas pintada entre inicios do século XVII e finais do XIX.
De qualidade desigual, a colecção equilibra-se com o acervo arquivístico e bibliográfico desde o Compromisso da Rainha D. Leonor de 1512, primeiro regulamento do Hospital até aos cartazes dos anos 1930, documentando as vivências sociais de Caldas da Rainha, então recentemente elevada a cidade.”
“A análise do espólio a musealizar, assimétrico na sua qualidade e nos tempos históricos que cobria e, o enquandramento institucional do projecto do Museu, tornou claro o facto deste não se poder constituir como exclusivo museu de Arte, antes encontrando solidez programática na sua diversidade disciplinar como Museu de História de uma instituição e do lugar que á sua volta se gerou.”
“ O Museu do Hospital e das Caldas. Historial, Projecto e Desenvolvimento” ; Comunicação Dr. Paulo Henriques; 2º Seminário do Património da Região Oeste; 1997
Agosto 17, 2008 at 10:15 am
Exmos. Srs.
Gostava de ter acesso às carateristicas dos edifícios do Hospital Termal.
Aguardarei pela possibilidade de contato para o efeito referido. TM 964914282
Cumprimentos.
Carlos Saudade e Silva
Agosto 17, 2011 at 2:15 pm
Gostaria de saber se me podem ajudar em bibliografia ou outro tipo de documentação para catalogação de colecções de Instrumentos médicos e científicos.
Agradeço a atenção, aguardo resposta.