Museu do Hospital e das Caldas

O Museu do Hospital e das Caldas abrange diversos núcleos constituídos por monumentos e edifícios relacionados com a história do Hospital Termal Rainha D. Leonor e da cidade a que deu origem, Caldas da Rainha.

O Museu constitui um instrumento essencial para o conhecimento desta instituição e da comunidade a que deu origem, contribuindo para a edificação do futuro numa lógica de compromisso entre o passado e a contemporaneidade. Reúne um valioso espólio cultural e tecnológico, constituído por: Pintura, Escultura, Talha, Ourivesaria, Paramentaria, Azulejo, Documentos gráficos, Mobiliário e Instrumentos científicos.

 

O Serviço Pedagógico do Museu

O Serviço Pedagógico tem como missão sensibilizar para os valores ligados à defesa do património histórico, documental, cultural e ambiental da instituição, bem como despertar na comunidade educativa o interesse pelo seu passado, e compreensão do presente, essencial na construção da identidade cultural de cada um.

A importância dos Serviços Educativos nos museus / O papel educativo dos Museus Os museus não podem fechar-se sobre si próprios, sobre as suas colecções. Segundo a Associação Americana de Museus, estas instituições “devem comunicar a essência das ideias, difundir conhecimentos, fomentar a curiosidade e promover a sensibilidade estética”. O ICOM definiu, em 1974, o museu como “uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da comunidade, que adquire, conserva, comunica e apresenta com fins de estudo, educação e deleite, testemunhos materiais do homem e do seu meio”. O alargamento da noção de Museu e de Bem Cultural, que se verificou durante o século XX, trouxe benefícios no campo da Museologia. Colocou a questão central das escolhas do Património, alargou o espaço em que se inseriam tradicionalmente estas instituições e relativizou as concepções quase imutáveis inerentes à condição do Museu. Com a Nova Museologia, o sentido do Museu não se centra exclusivamente no objecto, valoriza igualmente o sujeito que o frequenta. Tal como tudo o que se passa em seu redor, o Museu tem de ser dinâmico e tem de saber acompanhar e incorporar as mudanças que ocorrem, adaptando-se à comunidade onde está integrado, sem perder a sua identidade. Então como desempenham actualmente o seu papel educativo as instituições culturais, nomeadamente os museus? Que questões se podem colocar relativamente à importância dos Serviços Educativos destas instituições? Poderemos relegar para segundo plano o papel desenvolvido pelos Serviços Educativos, priorizando a colecção museológica? Pode a equipa dos Serviços Educativos ser encarada como estratégica para o sucesso da instituição cultural? Talvez seja de grande relevância uma reflexão sobre esta temática. Os Serviços Educativos geram, através dos diversos projectos desenvolvidos, relações entre a instituição e as pessoas/público de todas as idades que a visitam, projectando e dinamizando o trabalho desenvolvido pela equipa. Quando recebemos no museu um grupo de visitantes, sabemos que iremos ficar na memória de cada um deles, e a relação que estabelecermos com esse público vai estar para sempre associada ao local visitado, e à experiência vivida. Os Serviços Educativos permitem o contacto directo com quem nos visita pela primeira vez, conseguindo assim uma perspectiva mais abrangente sobre a forma como a instituição é vista por quem está de fora. Desta forma, os Serviços Educativos podem /devem participar nas reuniões de preparação das exposições, conhecer os projectos que estão a ser programados, sugerir temas para serem explorados, ou seja ter um papel activo na gestão e dinamização do museu. É certo que nos Serviços Educativos, não estamos a lidar com as necessidades mais básicas da vida das pessoas, no entanto, a sua função vai muito para além do trabalho com as escolas e das visitas guiadas, os serviços educativos não devem substituir o papel da escola, o museu pode e deve ser um espaço para a educação não formal. O Museu apresenta-se hoje como um espaço versátil, de criatividade e inovação, capaz de proporcionar prazer e sentido lúdico, um espaço que apela à participação das pessoas, à intervenção social. Mais ainda um espaço de partilha de saberes e experiências, e que promove a construção de conhecimento, procurando promover iniciativas relevantes, que proporcionem qualidade da experiência. Lugar privilegiado de activação das memórias e promoção de diálogos. O sucesso de qualquer espaço museológico passa efectivamente pela atracção que exerce sobre o seu público, que é, em última análise, o seu grande objectivo e a causa da sua existência. O fomento desta relação entre o público e a cultura resultará na preservação e conservação do nosso património, que de outra forma cairá em esquecimento. Só sentindo o museu e respectivos bens patrimoniais como parte si mesmos, da sua história, só com essa consciência poderemos criar a responsabilidade em cada um. Num período em que tanto se defende a importância da cultura, em que a mesma atravessa tantas dificuldades e tantos são os obstáculos, é necessário criar medidas, mais do que nunca, para contrariar essa tendência. A aproximação do museu à comunidade que o envolve, tendo como suporte os seus Serviços Educativos, conduzirá à descoberta do significado dos objectos e ao respeito pelo seu valor histórico. A dinamização do espaço museológico, através do desenvolvimento de uma programação adequada e dirigida ao seu público, irá contribuir certamente para promover e desenvolver o museu, que ficará mais próximo de cada visitante e o fará sentir como “o seu museu”, ficando mais enriquecido pela experiência. Tânia Jorge

2 Respostas to “Serviço Educativo”

  1. Rita Santos Says:

    Passei aqui para ver o blog do museu e como nao podia deixar de ser, vim visitar a parte dos servicos educativos… A minha area e tambem aquilo que me deu mais prazer fazer quando trabalhei neste museu! Dai eu conhecer algumas das fotografias que aqui estao! Desejo que estes servicos continuem porque sao para bem da comunidade.
    Cumprimentos a todos os que fazem parte desta comunidade do Museu do Hospital e das Caldas!

  2. Maria do Rosário Reis Ferreira Says:

    Boa tarde!

    Sou professora de História no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó no Bombarral e gostaria de levar uma turma do 7º ano ( 20 alunos) a visitar o Museu no dia 14 de Junho, de preferência de manhã,por volta das 10.30/11.00.
    Gostaria então de saber se haveria alguma disponibilidade da vossa parte para nos receberem.

    Aguardo então a vossa resposta e agradeço desde já atenção dispensada.

    Atenciosamente

    Maria do Rosário Ferreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s