medico44_gif.jpgAPRESENTAÇÃO

O desenvolvimento de actividades de educação e sensibilização patrimonial, contribuí para a ampliação de uma nova visão de Património, como fonte primária de conhecimento e como instrumento de motivação individual e colectiva, para a prática da cidadania e o estabelicimento de um diálogo enriquecedor entre gerações.

O principio básico será o da experiência directa com bens culturais, objectivando chegar à sua compreenção e valorização. Num processo continuo de descoberta será desencadeado um método activo de apropriação e valorização da nossa herança cultural.

Estes são pois, factores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens.

Pretende assim o Museu do Hospital e das Caldas, em colaboração com as escolas, contribuir para essa salvagurada, tendo para o efeito desenvolvido algumas actividades.

 dr-patri-2.jpg

O Dr. Patrimonium, faz a analogia entre o médico que todos conhecemos e que nos cura quando estamos doentes, com o técnico de Conservação e Restauro que cuida dos bens patrimoniais.

Será pois o guia nestes programas, facilitando desta forma a aproximação dos alunos a todas as questões. 

ACTIVIDADES DISPONIVEIS

DECORA A ARTE

Esta actividade pretende fazer uma abordagem às artes decorativas nas suas diferentes vertentes: pintura sobre tela, pintura sobre tábua, escultura, azulejaria, pintura mural, talha, vitrais, etc.

Características estilísticas, materiais de construção e técnicas de manufactura serão alguns dos aspectos a abordar.

Serão realizadas actividades de reconhecimento e identificação de artes decorativas em diferentes espaços do património do centro hospitalar e a aplicação de conhecimentos realizando uma das técnicas decorativas aprendidas.

EDIFÍCIOS HISTÓRICOS     hospital-termal.jpg

Esta actividade terá como objectivo uma aproximação ao monumento.

Pegando no pretexto de que 2os monumentos são nossos amigos”, pretende-se que identifiquem que tipo de informação esse “amigo” nos pode dar acerca da sua história.

O obejectivo desta actividade é despertar nos participantes o sentido de observação in loco, como meio de identificação de caracteristícas de edifícios e dos meios queo rodeiam e, perceber o porquê da importãncia desse bem patrimonial.

Características estilísticas, construtivas, materiais, decorativas, testemunhos do passado, são alguns dos muitos pontos que se poderão abordar.

Esta actividades terá como ponto de patida uma volta pelo centro hidtórico da cidade, sendo em simultâneo transmitidas noções de Património, Monumento e, outras questões relacionadas.

Será posteriormente distribuído um questionário que será respondido de acordo com a observação durante a visita.

OS MONUMENTOS TAMBÉM SE CONSTIPAM…

Fazendo a analogia entre o próprio envelhecimento inerente ao ser humano e o envelhecimento natural dos materiais constituintes dos monumentos, serão abordadas as diferentes patologias associadas a um monumento.

Pretende-se desenvolver o espiríto analítico e de identificação de situações de degradação de património no seu geral.

Desta forma passarão a actuar como cidadãos activos na identificação e alerta de situações de risco do património.

Após o desenvolvimento de alguns conceitos base, bem como patologias mais comuns que podemos encontrar, exemplificando com peças em tratamento no museu, os participantes serão incentivados in loco, a elaborarem uma lista das patologias num dos espaços patrimoniais do Centro Hospitalar.

Condições

As actividades serão realizadas mediante marcação prévia, que poderá ser efectuada por e-mail, fax ou carta dirigida ao Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha.
O horário de realização das mesmas será:
9h – 12h ou 14h – 17h,
de acordo com o horário de funcionamento do Museu.
O número máximo de participantes deverá estar entre os 20 a 25 alunos por grupo.
 

Destinatários: 1º e 2º ciclo
 

Nota: recomenda-se a utilização de máquina fotográfica para a realização das actividades.
Recomenda-se que os alunos participantes tragam lanche.

Centro Hospitalar de Caldas da Rainha

2500 -176 Caldas da Rainha

Museu do Hospital e das Caldas

Rua Rodrigo Berquó  Tel.: 262 830 300 (2423)Fax: 262 880579Correio electrónico: mushospcaldas@sapo.pt 

Deixe um comentário