Actividades Propostas pelo Museu do Hospital e das Caldas às Escolas

 

1 – Vamos conhecer o Hospital da Rainha

Visita guiada ao Hospital Termal, que será antecedida de algumas questões, no sentido de avaliar o conhecimento sobre esta temática, por parte dos alunos. Apresentação de algumas imagens. Sugestão da resolução de uma ficha de síntese disponível, no blogue do Museu.

Destinatários: 1º 2º e 3º ciclo

Duração: 1h

Inscrições: Marcação prévia.

 

2 – Vamos conhecer o Museu do Hospital e das Caldas

Visita guiada ao Museu do Hospital, que será antecedida de algumas questões, no sentido de avaliar o conhecimento sobre esta temática, por parte dos alunos. Apresentação de algumas imagens. Sugestão da resolução de uma ficha de síntese disponível, no blogue do Museu.

Destinatários: 1º, 2º e 3º ciclo.

Duração: 1h

Inscrições: Marcação prévia.

 

3 – Vamos construir o Hospital da Rainha D. Leonor

Visita guiada ao Hospital, que será antecedida de algumas questões, no sentido de avaliar o conhecimento sobre esta temática, por parte dos alunos. Apresentação de algumas imagens. Discussão da temática sobre o hospital e as reformas sofridas ao longo dos séculos. Proposta de actividade a cada turma para construção de uma maqueta do Hospital Termal. Todos os trabalhos realizados serão apresentados numa exposição, a realizar no Museu.

Destinatários: Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º ciclo.

Duração: 1h

Inscrições: Marcação prévia. Entrega dos trabalhos até ao final do mês de Abril.

 

4 – Se eu fosse uma Gotinha de água termal

Visita às piscinas, que será antecedida de algumas questões, no sentido de avaliar o conhecimento dos alunos, relativamente às características das águas e suas indicações. Apresentação de algumas imagens, relativamente ao ciclo da água, às águas termais das Caldas da Rainha, e dos tratamentos realizados.

– No caso do Pré-escolar e 1º ciclo, depois de realizarem uma dinâmica de grupo recriando o caminho da gotinha desde a Serra dos Candeeiros até chegar às piscinas, será pedido que ilustrem esse caminho.

– No caso do 2º ciclo depois da visita de observação e de recapitular a informação, num espaço onde ouvirão diversos sons relacionados com a água, sugere-se a criação de um texto, de um poema, que se relacione com a temática abordada.

Destinatários: Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo.

Duração: 2h

Inscrições: Marcação prévia inscrição, por criança – 50 cêntimos.

 

5 – Se eu fosse uma peça de Museu

Sugere-se a preparação da visita (em aula), para a qual será disponibilizado um pequeno guião online no blogue do Museu, para que os alunos possam posteriormente escolher uma das peças do Museu.

No sentido de avaliar o conhecimento sobre o Museu e o seu espólio, serão colocadas algumas questões aos alunos. Apresentação de algumas imagens. Escolha da peça para explorar o seu significado, função/utilização. Será depois pedido a cada participante que interprete e realize um esboço, ou pintura do objecto explorado.

Destinatários: 1º, 2º e 3º ciclo.

Duração: 1h45

Inscrições: Marcação prévia, inscrição por participante – 50 cêntimos.

 

6 – Se eu fosse Rei/Rainha/Aquista como seria…

Escolha de um personagem ligado à História do Hospital Termal: Rainha D. Leonor, Rei D. João II, Aquista. Explorar a vida do personagem escolhido, e propor a cada participante a realização de um retrato original, para o qual serão disponibilizados materiais variados. Podemos ainda inquirir os alunos sobre propostas do que fariam se tivessem sido o Rei ou a Rainha, ou do que sentiriam se tivessem sido aquistas no Hospital, deixando uma lista com as sugestões da turma.

Destinatários: Pré-escolar, 1º, 2º ciclo.

Duração: 1h45

Inscrições: Marcação prévia, inscrição por criança – 50 cêntimos.

 

7 – Era uma vez … na Mata Encantada…

A partir da fábula da Mata encantada, criada pelo Museu, e depois de contar uma parte da história, serão disponibilizadas as seguintes actividades

1 – Realização de algumas actividades de arte plástica com os alunos, explorando os animais que habitam a Mata.

2 – Solicitar aos alunos a criação de um final para a história que começamos a contar… poderão fazê-lo através de uma actividade de Escrita criativa, ou da realização de um desenho em papel cenário.

Destinatários: Pré-escolar, 1º e 2ºciclo.

Duração: 2h

Inscrições: Marcação prévia, inscrição por criança – 50 cêntimos

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s